Historia do cooperativismo
O sistema de cooperativismo é formado pela união de pessoas com interesses comuns, que buscam satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais por meio de uma Cooperativa organizada economicamente e de forma democrática. O cooperativismo não visa lucros. Os direitos e deveres de todos são iguais e o resultado alcançado é repartido entre os cooperados, de acordo com a participação nas operações e atividades cooperativistas.
Atualmente existem Cooperativas dos mais diversos segmentos: consumo, crédito, agropecuária, saúde, trabalho, transporte, educação e outros, trazendo benefícios socioeconômico para todos que dela participam.
Cooperativas são associações autônomas de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns. Baseiam-se em valores de ajuda mútua, equidade e solidariedade. Por tradição e prática, acreditam em conceitos éticos de honestidade, transparência e preocupação pelo seu semelhante.
Origem
A criação da primeira cooperativa aconteceu em 1844 na cidade inglesa de Rochdale, quando 28 tecelões que passavam por dificuldades a para garantirem o próprio sustento, definiram e implementaram um plano de ação que tinha como objetivo assegurar o bem-estar dos familiares do grupo. Discutindo as dificuldades e buscando soluções, eles decidiram pela criação de um sociedade cooperativa de consumo, baseada no cooperativismo puro. Foi lançada então, a Sociedade dos Probos Pioneiros de Rochdale Limitada.
Brasil
No Brasil, a cultura da cooperação é observada desde a época da colonização portuguesa, estimulada por funcionários públicos, militares, profissionais liberais, operários e imigrantes europeus. Oficialmente, nosso movimento teve início em 1889, em Minas Gerais, com a fundação da Cooperativa Econômica dos Funcionários Públicos de Ouro Preto — cujo foco era o consumo de produtos agrícolas. Depois dela, surgiram outras cooperativas em Minas e também nos estados de Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul.